(19)3898-1295 atendimento@vocevencedor.com.br

COACHING

Solicite Contato de um de nossos Consultores. É grátis!

O QUE É COACHING?

 

Há muitas definições para coaching, mas em essência, é uma metodologia de ajuda a uma pessoa para apoiá-la em processos de mudança da maneira que ela quer e em direção ao que ela quiser. O profissional coach apoia o cliente em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que puder ser.

Atletas de alto desempenho como Michael Jordan e André Agassi, assim como, empresários como Bill Gates declaradamente em muitas entrevistas afirmam que fazem coaching. Para Michel Jordan: “O coach é alguém que estimula a fazer o que não quer para poder tornar-se aquilo que quer ser”. 

O coach ajuda indivíduos e organizações a desenvolver-se mais rápido e a produzir resultados mais satisfatórios. O coaching é uma metodologia estruturada com técnicas e ferramentas próprias apoiadas por habilidades, competências, padrões e princípios éticos fundamentais e difere-se de muitas atividades similares, como: mentoring, aconselhamento, terapia, consultoria, ensino e treinamento.

 O Coaching é uma parceria entre o coach e o cliente para que este atinja seus objetivos, desenvolva suas competências, viva seus valores e alcance o máximo de seu potencial.

 O Coaching ajuda a aprender. Aplicar o processo de coaching não significa dizer às pessoas o que fazer; mas sim ajudá-las a esclarecer e controlar as suas vidas; ajudá-las a avaliar o que estão fazendo num determinado momento, levando em consideração seus objetivos, sonhos, valores e intenções. O coaching ajuda uma pessoa a ir além de seus bloqueios mentais, além do que acredita ser possível.

 O Coaching é pragmático, ajuda a definir objetivos mais claramente de forma a torná-los desafiadores e estimulantes para que o cliente então os alcance com a energia originária de seus valores mais profundos.

Assim, o Coaching faz com que a pessoa seja consciente do que está fazendo com sua vida, mostra novas opções e conduz à mudança.

 Ele libera o potencial do indivíduo para que este maximize seu desempenho e faça o que antes acreditava impossível.

 O Coach garante o apoio que faz as pessoas brilharem, ajudando a descobrirem e atravessarem a ponte entre seus sonhos, metas e sua realização. Ampliam a tomada de consciência e autoconhecimento, identificando com clareza o estágio atual e o que desejam alcançar e, como alcançá-lo, levando a ação. Resultado de métodos comprovados de fácil aplicação para motivação, ajudando a eliminar obstáculos, abrindo caminho para o alcance de metas definidas através de um plano de ação.

 Contribui na realização de mudanças positivas e duradouras, aumentando a autoconfiança, quebrando barreiras de limitação, para que possa conhecer e liberar seu potencial e alcançar a performance máxima. O Coach mais do que ensinar, ajuda a aprender a aprender, levando o indivíduo a ter uma vida pessoal e profissional mais feliz e satisfatória.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO COACHING?

  Uma empresa incluída na lista Fortune 500 (Read research findings from Metrix Global LLC) publicou um estudo buscando calcular o ROI (retorno sobre investimento) de um programa de coaching para executivos. O resultado: o programa produziu um retorno sobre investimento de 529%, ou seja, um retorno de 5 vezes sobre o valor investido em coaching.

 O estudo incluiu 100 executivos que receberam coaching. Metade desses executivos tinham entre 40 e 49 anos e 33% recebiam remuneração superior a U$$ 200,000 anuais. A conclusão do estudo demonstrou que o programa de coachiong trouxe os seguintes benefícios: 

  •  Aumento de produtividade – 53% dos executivos
  •  Organização (48%)
  •  Retenção dos executivos que receberam coaching (32%)
  •  Relacionamento entre reportes diretos (77%)
  •  Trabalho em equipe (67%)
  •  Relacionamento com os pares (63%)
  •  Satisfação no trabalho (61%)
  •  Resolução de conflitos (52%)
  •  Comprometimento com a organização (44%)

Segundo Ralph Waldo Emerson: “Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes”, esse também é um dos benefícios do coaching, mas vale a pena destacar que falar em coaching tem mais a ver com falar em “custo/efetividade”, do que em “custo/benefícios”, já que o processo é focado em resultados, desenvolvimento e aprendizagem aplicado a um indivíduo ou a uma organização através do indivíduo. Sendo assim, são resultados efetivos do coaching:

 

Para um indivíduo: 

  •  Terá maior controle sobre a sua vida.
  •  Adquirirá mais confiança, flexibilidade e criatividade.
  •  Terá uma vida maiôs equilibrada com mais qualidade de vida.
  •  Os seus objetivos de vida ficarão mais claros e, uma vez eliminados os obstáculos, terá mais energia para alcançá-los.
  •  Viverá em harmonia com seus valores.
  •  Será mais eficiente e capacitado profissionalmente e terá melhores resultados.
  •  Irá minimizar os seus gaps entre o seus perfil profissional e a expectativa da organização em que trabalha com relação ao desempenho nas suas funções.
  •  Criará a habilidade de lidar com o stress de maneira positiva.
  •  Obterá mais eficácia na transição de carreira.
  •  Terá apoio na preparação para a aposentadoria.
  •  Conseguirá apoio a adaptação a novos contextos culturais como, por exemplo, o coaching para os expatriados ou fusões empresariais.
  •  Proporcionará o contato real como os seus pontos fracos, limitadores do desempenho e os pontos fortes, propulsores da aplicação das competências.
  •  Alcançará uma tomada de consciência sobre suas potencialidades e necessidade de desenvolvimento, incentivando-o a querer aprender continuamente.
  •  Sua vida se tornará mais feliz e satisfatória.

 

Para uma organização: 

  •  Contratará uma das ferramentas modernas de melhor custo-benefício e custo/efetividade dado os resultados alcançados.
  •  Transformará organizações de centros de lucros para centros de pessoas que geram lucros.
  •  Terá um investimento que produz um alto desempenho nos negócios.
  •  Manterá colaboradores importantes e evita o custo de retreinamento e a perda de informações confidenciais para a concorrência.
  •  Obterá a maneira mais eficaz de desenvolver competências para obter um melhor desempenho dos profissionais cruciais e das equipes de trabalho.
  •  Dará uma prova do compromisso de uma empresa com o desenvolvimento de seu pessoal e contribui para uma cultura organizacional de apoio com alto moral, retendo talentos.
  •  Melhorará de forma significativa o trabalho em equipe.
  •  Evita o custo em retreinamento. Um estudo publicado no Public Personnel Management Journal concluiu que os gerentes que passaram por um treinamento gerencial mostraram uma melhora de 22,4% na sua produtividade. Entretanto, um segundo grupo que recebeu coaching depois desse mesmo treinamento aumentou sua produtividade em 88%. (F. Turner,Ph.D. CEO Refresher 2001).

 

Para uma equipe: 

  •  Alcançará seu desempenhar melhor.
  •  Conseguirá definir melhor suas metas estratégicas e tomará melhores decisões.
  •  Manterá  sempre suas metas e objetivos,
  •  Terá um efeito muito positivo na empresa, podendo significar milhões de reais em lucro extra.
  •  Apoio-as para que trabalhem de forma harmônica,
  •  Manterá a missão e a visão da equipe sempre em alta.
  • Nos EUA, segundo o jornal Executive Chanel, mais de 40% dos executivos já passaram pelo processo de coaching. O método é tão difundido, que muitas empresas oferecem o serviço de um coach como benefício do cargo. 

COMO SE REALIZA O COACHING?

  

 Os coaches trabalham com clientes em diversas áreas de sua vida, sejam na área pessoal, profissional ou de negócios. Assim pode atuar com foco nas áreas de relacionamentos, comunicação, estudo, qualidade de vida, saúde, nos esportes, carreira, negócios, finanças, liderança, desenvolvimento de novas qualidades e competências, entre outros.

 

 Uma publicação da Newseek Negócios (EUA) conscientizou os leitores da importância do coaching e de seu futuro crescimento como uma profissão, publicou:

 

 “Uma razão comum pela qual as pessoas querem ter um coach é que querem atingir um ótimo nível de satisfação e sucesso em suas vidas pessoal e profissional. Elas estão procurando por novas formas para usar seu pleno potencial e se livrar de qualquer coisa que bloqueie e limite a realização de seus desejos”. (Publicação 02/05/1996 Newseek Negócios/Carreira, pág. 48 – EUA)

 

 O processo de Coaching pode ser realizado de maneira presencial, telefone ou pela internet. São previstas sessões com duração máxima de uma hora, com periodicidade semanal ou quinzenal, por um período de 10 sessões ou condições pré definidas entre o coach e cliente.

 

 O Coach e o cliente combinam o horário que lhes seja conveniente para se encontrar, sendo assim clarificam as necessidades e intenções de ambos com essa parceria. A partir daí acordam o tipo de coaching e a maneira que vai ser realizado, estabelecem uma carga horária diante das necessidades do cliente, e assim programam uma agenda de encontros.

 

 No caso em que o empregador do coach é o mesmo do cliente, como quando uma empresa contrata e remunera um coach para fazer coaching em um ou mais colaboradores, o coach estabelecerá junto ao empregador e ao cliente o retorno de informações que será passado ao empregador, de que forma este processo será feito e qual os resultados que o empregador espera; o coach, o cliente e empregador se assegurarão de chegar a um acordo antecipadamente ficando assegurada a confidencialidade entre coach e cliente.

 

 

 

Na primeira sessão de coaching, será ocasião para: 

 

 Conhecimento mútuo e estabelecimento de empatia;

 

 É a oportunidade de se explicar como esse tipo de trabalho se desenvolve, e esclarecer dúvidas do Explorador;

 

 Diferenciar o Coaching de Consultoria e de Psicoterapia;

 

 Definir quais as metas do trabalho e que tipo de coaching (executivo, de negócios, de carreira, de equipe ou de vida) mais se adequará as suas necessidades;

 

 Havendo um clima favorável, um Termo de Compromisso enxuto apresenta o que é relevante e busca um comprometimento do Cliente com o processo.

 

 Agende uma Sessão Gratuita de Coaching (Presencial, por telefone ou Internet) e conheça melhor os benefícios do processo.

COMO FUNCIONA O COACHING? 

 

Há alguns anos o processo de coaching era pouco divulgado como o conhecemos agora, hoje temos artigos e referências entre as empresas incluídas na Fortune 500, New York Times, Jornal Valor Econômico, Jornal Gazeta Mercantil, Revista Você S/A, Revista Boa Forma entre muitas outras. Empresas como Xérox, Valeo, 3M, Daimler Chrysler, Vodafone, Toyota, Nestlé, Serasa, Petrobrás, O Boticário, GE, entre muitas outras pelo mundo se utilizam do coaching. Atletas de ponta como Michael Jordan e André Agassi, assim como, grandes administradores e empreendedores, Jack Welch e Bill Gates possuem coaches.

 

 Como podemos perceber ainda vamos ouvir falar muito dessa metodologia. Então, como funciona o coaching? Como você pode se beneficiar desse processo?

 

 O coaching é um processo que visa à realização de metas e não é terapia. Pode acelerar suas conquistas, garantindo melhores resultados na sua vida e trabalho. O Coaching é uma incrível oportunidade pessoal ou profissional que o levará a desenvolver-se da maneira que você quer em direção ao que quizer.

 

 O coaching estimula o cliente a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal e profissional; desafiá-lo a realizar seus sonhos, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e motive, despertando seu potencial e a estabelecer metas a serem conquistadas.

 

 O Coaching é uma relação dinâmica que permite romper antigos paradigmas e estabelecer novas fronteiras. O cliente amplia sua consciência e fortalece sua autoestima. Muitas vezes, a visão que o cliente tem do problema que é o problema.

 

 A melhor forma de escolher seu Coach é pesquisando sua experiência, os resultados alcançados por seus clientes. Verifique no mercado a formação e as referências do profissional com quem você deseja trabalhar. O coach precisa ser escolhido adequadamente por se tratar de um profissional que, além de ter excelente formação técnica, também precisa ter um apurado senso ético.

 

 Recomendamos que procure sempre um coach certificado internacionalmente pela Comunidade Internacional de Coaching (ICC).

 

 Se esta é primeira vez que você lê a respeito do assunto, procure se informar melhor e perceberá a preciosa oportunidade que tem a seu alcance. Mande-nos um e-mail: flaviosouza@vocevencedor.com.br e agende uma sessão.

 

 O processo terá os seguintes passos:

 

  1º Passo: Agendamento gratuito de entrevista com o coach Flávio Souza para que suas demandas e objetivos possam ser identificados. No primeiro encontro, duas importantes situações são avaliadas: Você conhece a estrutura e a credibilidade do coach Flávio Souza, que identifica se o perfil do cliente potencial encaixa-se ou não no processo de Coaching. São apresentados os horários disponíveis e a proposta financeira.

 

 2º Passo: Após a primeira sessão, havendo a concretização do processo de Coaching, os encontros são agendados.

A QUEM SE DESTINA O PROCESSO DE COACHING? 

 

 

Hudson (The handbook of coaching, 1999), considera que coaching não é dar conselhos. Não é consertar as coisas e resolver problemas. Coaching é estabelecer um relacionamento vital, durante um determinado período de tempo, com um cliente que está a procura da clareza e das habilidades necessárias para fazer mudanças em sua vida e nos sistemas humanos (casais, família, empresa, comunidade) num futuro próximo.

 

 Segundo Galllwey (1996) o coaching é liberar o potencial de uma pessoa para que ela maximize a própria performance. É mais ajuda-la a aprender do que ensinar algo a ela.

 

 Você conhece alguém que possa se beneficiar de um processo assim? Pois bem, a essa pessoa se destina o coaching. Assim, o processo de coaching pode beneficiar:

Na vida pessoal: 

 

Àquelas pessoas que têm dificuldades nos seus relacionamentos.

 

A pessoas que querem ganhar mais financeiramente.

 

Àqueles que estão insatisfeitos com sua vida e não sabem o por quê.

 

Aquela sensação de que tudo está bem, mas podia estar melhor.

 

Àqueles que buscam desafios, e querem sugestões para suas carreiras.

 

Àqueles que querem desenvolver suas habilidades de comunicação.

 

A pessoas que querem desenvolver suas competências rapidamente.

 

Àqueles que sentem que estão perdidos e querem dar um rumo para sua vida.

 

As pessoas que estão em fases de transição.

 

 

 

Nos negócios: 

 

 Ao executivo que queira esclarecer suas metas, valores e a visão da sua empresa, ou tem de tomar decisões difíceis e quer discuti-la com um profissional capacitado.

 

 A profissionais fundamentais na empresa que precisam de ajuda pra tirar o máximo do seu talento nos negócios e aprimorar a sua capacidade de liderança.

 

 A gerentes que precisam melhorar sua comunicação e suas técnicas de gestão.

 

 A gerentes importantes que tem problemas com sua equipe ou com outros gerentes.

“Para quem busca sucesso em todas as áreas da vida: Sucesso pessoal, profissional e organizacional.”

ENDEREÇO

Lindóia - SP 
CEP: 13950-000

CONTATOS

(19) 3898.1295 | 9 7151-7378

atendimento@vocevencedor.com.br

WHATSAPP

(19) 9 7151-7378 
de segunda a sexta das 9h às 18h00

Sobre Flávio Souza

Fundador e sócio-diretor da Você Vencedor Soluções Empresariais, empresa focada no desenvolvimento humano e organizacional.
Formador Internacional de Coaches pela International Coaching Community (ICC), uma das maiores organizações profissionais para coaches do mundo, em seu Curso de Formação e Certificação Internacional em Coaching.

© 2017 Você Vencedor