(19)3898-1295 atendimento@vocevencedor.com.br

Muitas pessoas se sentem oprimidas, inseguras e esperam o pior de tudo e de todos. Essa é uma maneira cruel de viver a vida. Mas quando alguma coisa não vai bem em uma área, caem em uma armadilha e acreditam que isso vai se espalhar para todas as outras, por isso quase nunca estão bem.

É importante entender que quase nunca estaremos bem em todas as áreas de nossas vidas. Sempre haverá desafios e desconfortos em algumas áreas. Mas devemos manter essa questão localizada específica daquela área afetada e não contaminarmos todas as outras áreas. Senão um único revés nos causa uma reação exagerada, daí criamos em nossa mente um futuro catastrófico e a vida parece se arruinada por uma única ocorrência. Isso é uma ilusão ocasionada pelo pessimismo e pelo perfeccionismo. Não da para esperar uma vida perfeita isso é irreal.

Tem pessoas que usam uma linguagem muito negativa, e é comum ouvirmos da boca delas palavras como fracasso, desastre, terrível, odioso, catástrofe. Ou expressões como: “é o fim”; “Agora se danou tudo”; “Que tragédia”. Isso é muito negativo, generalizado e um exagero que a pessoa não percebe. E, isso causa registros altamente negativos no cérebro e no inconsciente que ficam impregnados no dia-a-dia da pessoa causando muito estresse, ansiedade, desânimo e até pode levar em longo tempo à depressão.

Devemos ter uma linguagem mais positiva, usar termos como: “Isso faz parte”; “É apenas mais um desafio”; “Eu dou conta”; “Tudo passa e isso vai passar”; “A vida tem altos e baixos”. Essa forma de pensar é mais otimista, libertadora e faz muito bem.

É importante entender que mesmo que um evento seja negativo, sempre podemos tirar algo de bom dele, mas para isso temos que estar dispostos a pensar de uma maneira mais construtiva e otimista. Quando acontece algo ruim nem sempre podemos controlar as consequências, mas podemos mudar a forma de ver e pensar com relação a esse evento. Temos que aprender a fazer limonada com os limões que a vida nos dá.

Treine ser otimista, trabalhe para isso até que vire um hábito natural em você. Encare a vida com mais leveza com mais naturalidade. Comece a colocar atenção nas coisas belas. Isso fará muito bem a você e as pessoas a sua volta. São boas dicas:

– Para cada pensamento negativo que vier a cabeça, crie três positivos;

– Evite se comparar com outras pessoas ou sua vida com a dos outros;

– Adote um estilo de vida mais saudável, incluindo exercícios, boa alimentação, um hobbie e tempo para se divertir;

– Passe mais tempo com pessoas que te deixem de bom humor;

– Não faça tempestade em copo de água;

– Encontre sempre uma maneira mais útil de olhar para seus “problemas”;

– Aprenda a reduzir sua pré-ocupações, a maioria delas nunca vai acontecer;

– Relembre-se sempre de suas vitórias e conquistas na vida mesmo que pequenas;

– Pratique meditação, yoga ou participe de grupos de orações;

– Faça uma lista de gratidão por tudo de bem que há em sua vida;

– Cultive a fé em si mesmo, no futuro e em Algo Maior.

Pratique essas ideias, você será mais autoconfiante e vai confiar mais na vida e em seu futuro. Como disse Willian James: “O pessimismo leva a fraqueza, otimismo ao poder” Pense Nisso!